anuncio 01

domingo, 21 de abril de 2013

RESPIRADORES E FILTROS

Você ainda chama respiradores de mascára?

Então comece a partir de hoje a usar apenas a expressão respirador.

Você realmente sabe selecionar o respirador correto para cada tipo de agente?

Se você respondeu sim, então você é capaz de diferenciar os filtros mecânicos PFF1 e P1, PFF2 e P2, PFF3 e P3 e os cartuchos químicos!!

Para entender esses filtros é necessário que saibamos primeiramente classificar o agente químico em:

1) Poeiras: são formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado, quanto menos a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar.

2) Névoas e Neblinas: são constituídas por particulados líquidos na forma de gotículas em suspensão na atmosfera. Porém as névoas são geradas por processo mecânico como pulverização, nebulização ou borbulhamento; já as neblinas são produtos da condensação na atmosfera previamente volatilizado por processo térmico.

3) Fumos: ocorrem quando um metal ou plástico é fundido (aquecido), o mesmo é volatizado e se resfria rapidamente, criando partículas que ficam em suspensão no ar.

4) Gases: são substâncias que à condições normais de temperatura e pressão se encontram em estado gasoso e são geralmente invisíveis.

5) Vapores: são substâncias que evaporam de um líquido ou sólido.

Agora que vc ja sabe identificar a forma que o agente químico se apresenta no ambiente de trabalho é hora de escolher o melhor respirador.

Filtro mecânico

1) PFF1 e P1: indicado para poeiras e névoas;
2) PFF2 e P2: indicado para poeiras, névoas, fumos e agente  biológico;
3) PFF3 e P3: indicado para poeiras, névoas, fumos e particulados altamente tóxicos com LT < 0,05 mg/m3 ou para particulados de toxidez desconhecida.

Obs: Os PFF1, PFF2 e PFF3 são os respiradores descartáveis e os P1, P2 e P3 são os filtros que podem ser conjugado nos respiradores com manutenção, porém o efeito é o mesmo.

Já existe respiradores decartáveis que possuem uma manta de carvão ativo, como por exemplo o PFF2-VO, porém os mesmos só podem ser usados para vapores orgânicos para diminuir a irritação das vias respiratorias e mesmo assim o agente deverá estar controlado e se encontrar abaixo do nível de ação (é 50% do Limite de Tolerância).

Imagens respiradores PFF 1,2 e 3:

Fig. 01 - Respirador PFF1 da 3M

fig. 02 - Respirador PFF2 da 3M

Fig. 03 - Respirador PFF3 da 3M


As válvulas que se encontram nos respiradores acima não é filtro, são apenas válvulas de exalação para facilitar a troca de ar no interior do respirador.

Imagens filtro P1, P2 ou P3:





Fig. 04 - Filtro Mecânico da 3M para Respirador com Manutenção




Fig. 05 - Respirador 3M com manutenção com filtro mecânico

Cartuchos Químicos

Os cartuchos químicos normalmente são constituídos por carvão ativo, que podem receber ou não algum tratamento químico para capturar certos tipos de gases e vapores.


Fig. 06 - Cartucho químico para Vapores Orgânico e Gases Ácidos





Fig. 07 - Respirador 3M com manutenção com cartucho químico

Para facilitar a seleção do respirador correto, segue dois links da 3m que farão diferença no seu dia a dia:

Apostila da 3M sobre filtros e respiradores:
http://multimedia.3m.com/mws/mediawebserver?mwsId=66666UF6EVsSyXTtO8TyO8T2EVtQEVs6EVs6EVs6E666666--&fn=Security%20Booklet.pdf

Guia de seleção de respiradores da 3M:
http://www.saudeetrabalho.com.br/download/guia-3m.pdf

Imprima esse guia e mande encandernar, ele vai ser muito útil.