anuncio 01

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DOSIMETRIA DE RUÍDO

No Brasil quando falamos em dosimetria de ruído temos que levar em consideração duas normas a NR 15 e seu Anexo 01 e a NHO 01 da Fundacentro.

Você sabe quando usar o Anexo 1 da NR 15 ou NHO 01 da Fundacentro?

É bem simples:

Quando falamos em NR 15 a exigência é do Ministério do Trabalho, ou seja, para fazer PPRA, PCMAT e Laudo de Insalubridade.

Quando falamos NHO 01 a exigência é do Ministério da Previdência, ou seja, para elaborar LTCAT e PPP.

Mas você sabe a diferença de um para o outro?

Você já ouviu falar de incremento de Duplicação de Dose (q)?

Se não, ta na hora de você entender a dosimetria de ruído.

  • DOSIMETRIA NR 15
Para se realizar uma dosimetria de ruído pela NR 15, o dosimetro digital tem que estar configurado com o incremente de duplicação de dose q = 5, ou seja, deve se usar a tabela de Limite de Tolerância da NR 15 (disponível em http://acesso.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF2FA9E54BC6/nr_15_anexo1.pdf). Segue a tabela:



Vamos interpretar o q = 5:

Se você for na tabela acima, verificamos que o LT para 8 horas de exposição é 85 dB(A), então se somar mais 5 dB(A) o LT cai pela metade, ou seja, para uma exposição de 4 horas o LT é de 90 dB(A). E assim por diante some mais 5 dB(A) e o LT cai novamente pela metade, 2 horas o LT é de 95 dB(A).

  • DOSIMETRIA NHO 01
Para se realizar uma dosimetria de ruído pela NHO 01, o dosimetro digital tem que estar configurado com o incremente de duplicação de dose q = 3, ou seja, deve se usar a tabela de Limite de Tolerância da NHO 01 (diponível em http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas-de-higiene-ocupacional/publicacao/detalhe/2012/9/nho-01-procedimento-tecnico-avaliacao-da-exposicao-ocupacional-ao-ruido). Segue a tabela:



Obs: a tabela esta resumida, para obter a tabela consulte a NHO 01 que esta disponível no link acima.

Vamos interpretar o q = 3:

Se você for na tabela acima, verificamos que o LT para 8 horas ou 480 minutos de exposição é 85 dB(A), então se somar mais 3 dB(A) o LT cai pela metade, ou seja, para uma exposição de 4 horas ou 240 minutos o LT é de 88 dB(A). E assim por diante some mais 3 dB(A) e o LT cai novamente pela metade, 2 horas ou 120 minutos o LT é de 91 dB(A).

O que podemos conluir com isso?

  • CONCLUSÃO
Vamos resumir as duas tabelas para que possamos fazer as comparações:



Podemos verificar que na tabela a exposição para 8 horas o LT para as duas normas são iguais, ou seja, 85 dB(A), a partir dai ja muda completamente o LT de uma para outra. Para uma exposição de 2 horas o LT da NR é de 95 dB(A) e da NHO 01 é de 91 dB(A).

Podemos concluir então que a NHO 01 protege mais do que a NR 15 que é uma legislação antiga. 

5 comentários:

  1. Até ler esse artigo eu não tinha entendido nada... Agora clareou tuuudo !!

    ResponderExcluir
  2. http://www.sstonline.com.br/q3-ou-q5-como-avaliar-o-ruido-no-ltcat-para-aposentadoria-especial/

    ResponderExcluir
  3. Olá Vitor, Obrigada por compartilhar conhecimento!
    Tenho uma dúvida interpretativa que é a seguinte, quando no PPRA, na etapa de reconhecimento, não é encontrado risco acima do nível de ação, por ex. Ruído até 60 db, na hora de elaborar o LTCAT eu preciso pedir dosimentria? A consultoria que presta serviços para nós, disse que é preciso fazer pra evidenciar que não existe o ruído, mas se for assim, o mapeamento do PPRA não está valendo de nada! Poderia me ajudar com essa dúvida? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela didática na explicação!

    ResponderExcluir