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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

COMO MONTAR UMA APR

Uma das ferramentas da segurança do trabalho para atender ao item 1.7 letra b é realizar o gerenciamento de risco através de uma Análise Preliminar de Risco (APR), porém este documento é realizado apenas tarefas não rotineiras, caso contrario pode ser elaborado apenas Ordem de Serviço que será assunto de outra postagem. A segurança do trabalho tem um papel importante na redução, eliminação ou diminuição dos fatores que contribuem para o acidente, através de planejamento, projeto e análise atividades e operações.

O gerenciamento de risco tem o objetivo a eliminação de eliminar o perigo, se não for possível elimina-lo pelo menos minimizar a probabilidade da ocorrência de acidentes e/ou doenças ocupacionais.

Uma Análise Preliminar de Risco pode ser incrementada com Gravidade, Probabilidade e Controle Aplicado através da DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES descritos no FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS (FMEA) para obtenção de um índice de prioridade que pode ser baixo, médio ou alto, essas APR´s são mais utilizadas em empresas certificadas com a OHSAS 18001 (em uma outra oportunidade podemos incrementar a APR com esse sistema de prioridade).

Porém nessa Postagem estaremos demostrando como montar uma APR.

A APR tem três colunas básicas que deverão ser preenchidas da melhor forma possível, são elas:
  • Etapas de trabalho;
  • Riscos referente as etapas de trabalho;
  • Medidas preventivas referentes aos riscos.
Passo 1: Monte seu modelo de APR;

Passo 2: Conheça o local de trabalho e as atividades que serão desenvolvidas.

Passo 3: Procure as pessoa com mais experiência que realizam essa atividade, lembre-se você não é o dono da verdade, então questione e escute essas pessoas.

Passo 4: Comece a anotar as atividades realizadas para que possa organiza-las em sequência, dando números para essas tarefas.

Exemplo:

1- Preparação da área de trabalho;
2- Transporte de materiais e ferramentas;
3- Lixamento de peças metálicas; etc

Passo 5: Comece a acompanhar essas atividades que você listou para verificar os riscos (físico, químico, biológico, ergonômico e acidente) inerente a essas atividades, anote todos na frente de cada etapa.

Obs: pode se usar a tabela do anexo ANEXO IV - NR 05 da PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994.



Lembre-se: os riscos químicos, físicos e biológicos estão bem definidos pelas normas de segurança, porém os ergonômicos e de acidentes existem outros além dos descritos na tabela acima.

Passo 6: Para concluir sua APR defina as medidas de controle que será aplicado para cada risco.

Exemplo:

Ruído - usar protetor auricular plug

Vapores de tintas e solventes - usar respirador com filtro para vapores orgânicos, etc. (nunca coloque mascará, pois mascará é utilizada apenas no carnaval, na segurança do trabalho se chama respirador, estarei em próximas oportunidades falando um pouco sobre respiradores, um item que muitas pessoas se confundem e acabam indicando o respirador errado).

Agora mãos na massa, pegue sua prancheta e vai caçar os riscos e principalmente de medidas que realmente vão ser aplicadas (estarei em uma outra oportunidade postando as hierarquia das medidas de controle, que algumas pessoas usam apenas EPC e EPI, outras EPC, Administrativo e EPI, porém estaremos mostrando uma nova forma de priorizar as medidas de controle)

segue um modelo com um resumo de uma APR:

APR CAPA



APR DESENVOLVIMENTO



Obs: se algum item acima necessitar de um treinamento ou procedimento especifico, o mesmo deverá ser desenvolvido.
Exemplo:
  • usar os EPI´s (necessita de um treinamento conforme solicita a NR 06);
  • manter o local de trabalho organizado e limpo (necessita de treinamento 5s);
  • usar paleteira elétrica (montar procedimento de como operar a paleteira, descrevendo a forma correta de operar, colocar fotos para ilustrar);
  • levantameto e transporte manual de cargas (montar um treinamento e procedimento como o da paleteira), assim vc esta começando a gerenciar os riscos (estaremos postando em uma outra oportunidade uma instrução de trabalho com a discrição de como fazer e as ilustrações). 

APR ASSINATURA DOS EMPREGADOS



Passo 7: Terminando sua APR é hora de integrar os empregado com as informações da mesma e coletar as devidas assinaturas (sempre colocar o nome legível e assinatura) não esqueça dos procedimentos e treinamentos que mencionei acima, você será cobra disso algum dia.


5 comentários:

  1. muito bom cara
    seu site é muito bom msm continui assim sempre q eu tenho duvida venho aque

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  2. http://www.facebook.com/ricardo.moura.7583/photos me add no face e mande um like dizendo q é vc por favor comessei o curso téc. segurança faz 1 ano me ajuda ae, vlw pela atenção

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  3. Caro Vitor,

    Boa nOite.

    Sou -lhe grato pela ajuda pois o material me ajudou há obter uma maior compreensão sobre as formas de analise e formulação de uma APR,se possivel gostaria que vc disponibilizasse esse material para mim com o modelo das planilhas utilizadas .

    Meu contato : E- mail : Romulo.luiz1@hotmail.com face Romulo luy

    atenciosamente,

    Romulo Luiz

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  4. Gostei muito como vc explicou para fazer APR.

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