anuncio 01

domingo, 25 de outubro de 2015

DDS - RESPIRADORES

O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM... O PULMÃO ASPIRA
Nas muitas atividades de trabalho, existem inúmeros contaminantes micros­cópicos que ficam suspensos no ar. Muitas vezes, eles são prejudiciais à saúde.

Quais Os Contaminantes Presentes Nas Indústrias?

O ar que respiramos é composto de 21 % de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Nessa combinação, esses gases mantêm a vida. Porém, quando outras substâncias estiverem presentes, o trabalhador estará sujeito à irritação, intoxicação, asfixia narcose, podendo levá-lo à morte.


Quais São Os Agentes Que Podem Representar Condições de Risco Para O Nosso Aparelho Respiratório?

Poeiras - São formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado.

Fumos - Ocorrem em operações de fusão em altas temperaturas, com materiais plásticos ou metálicos, como soldagem e fundição.

Neblinas ou Névoas - São encontradas em operações de pintura quando os líquidos são pulverizados.

Gases e Vapores - São contaminantes presentes no ar, que por serem minúsculas partículas, passam pelos pulmões, depositam-se na corrente sanguínea e podem chegar ao cérebro, rins e outros órgãos. Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, tais como: gasolina, querosene, solvente de tintas, etc.

Como Se Proteger Desses Contaminantes - Através de EPI, respiradores com filtros adequados que atraem e retêm os contaminantes suspensos no ambiente de trabalho.

Como Identificar Um Bom Respirador:

Conforto - Considerando que o trabalhador poderá utilizar o respirador até 8 horas por dia, é de fundamental importância que seja leve, sem machucar o rosto do usuário;

Selagem - Deve ajustar bem à face do usuário, protegendo contra as partícu­las de gases tóxicos que podem estar presentes no ambiente;

Dificuldade na Manutenção - Respiradores compostos de muitos ele­mentos e peças reposicionáveis necessitam de cuidados freqüentes e prejudicam a qualidade e eficiência do EPI, se a manutenção não for bem feita;

Fácil Utilização - Respirador de manuseio complicado desestimula e dificulta a utilização freqüente;

Fácil Comunicação - Um bom respirador permite durante sua utilização uma clara e fácil comunicação, sem que seja necessário retirá-lo do rosto.

Eficiência - A qualidade do elemento filtrante é muito importante para que ocorra a proteção respiratória, bem como o uso do respirador apropriado para cada situação e contaminantes.

Cuidados:

Ø  Não suje, nem danifique a parte interna do respirador, a qual ficará diretamen­te em contato com a boca e o nariz;
Ø Não deixe o respirador sobre equipamentos e lugares sujeitos as poeiras ou su­jeiras;
Ø No intervalo ou ao final do trabalho, guarde o respirador em saco plástico e coloque-o em lugar apropriado (gaveta, armário, etc.);
Ø Quando sentir dificuldades na respiração, cheiro ou gosto do produto com que estiver trabalhando, isso indica que é hora de trocar o respirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário