anuncio 01

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DDS - RUÍDO E PROTETOR AURICULAR

Ruído é um som desagradável. É ocasionado pelas máquinas, transportadores, empilhadeiras, rebocadores, etc. O ruído é absorvido pelos ouvidos e por via óssea, sendo processado pelo sistema nervoso e levado até o cérebro.

Quanto aos efeitos sobre a saúde, podemos citar os efeitos abaixo:

a) A surdez temporária. Corno exemplo, se nós estivermos num local barulhento por alguns minutos, notamos alguma dificuldade de ouvir, sendo normal o retorno desta audição, após alguns instantes.

b) Surdez permanente. Acontece quando há exposição repetida durante longos períodos. No seu inicio a pessoa não percebe essa alteração da percepção auditiva. Com o passar dos anos as perdas progridem. Ver televisão, ou ouvir o rádio, em alto volume, são sinais evidentes dessa perda auditiva.

c) Trauma acústico. É a perda auditiva causada por um barulho muito forte e repentino. Exemplo: uma Explosão.

d) Insônia, impotência sexual, náuseas, perda do apetite, nervosismo, ansiedade, o alimento do número de acidentes, absenteísmo.

Para prevenirmos as consequências do ruído, devemos usar os protetores auriculares. Pois os protetores auriculares diminuem a intensidade da pressão sonora exercida pelo ruído contra o aparelho auditivo. Existem dois tipos básicos:

  • Tipo PLUG (de borracha macia ou espuma de poliuretano), que é introduzido no canal auditivo.


  • Tipo CONCHA, que cobre todo o aparelho auditivo, e protege também o sistema auxiliar de audição (óssea).


O PROTETOR AURICULAR, não anula o som, mas reduz o RUÍDO (que é o som indesejável) a níveis compatíveis com a saúde auditiva. Isso significa que, mesmo usando o protetor auricular, ouve-se o som, sem que este afete o usuário.

Lembre-se:
Não basta usar o protetor auricular, devemos usá-lo adequadamente.
Para a colocação do protetor auricular tipo plug, devemos puxar a orelha levemente para trás, abrindo levemente a boca, de forma que o ar existente no conduto do ouvido saia, introduzindo o protetor auricular.
Os protetores auriculares tipo plug de silicone (não descartáveis) devem ser lavados periodicamente usando-se preferencialmente água morna e sabão neutro.
Sempre que o protetor auricular descartável estiver sujo, ou o protetor de silicone não estiver em condições de uso, devem ser substituídos por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário