anuncio 01

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

LEVANTAMENTO MANUAL DE CARGA UTILIZANDO O MÉTODO NIOSH

Nesta postagem vou ensinar como utilizar o método NIOSH para realizar a avaliação da atividade de levantamento manual de carga.

Eu pessoalmente utilizo um programa chamado Ergolândia desenvolvido pela FBF Sistemas, esse software é muito bom, ele possui varias ferramentas ergonômicas inclusive a NIOSH, você pode baixar ele e utilizar durante um tempo gratuitamente, após alguns dias apenas a NIOSH fica liberado para você utilizar por tempo indeterminado, caso você queira liberar as demais ferramentas dai vai ser cobrado um valor.

Segue o link para baixar o programa Ergolândia: http://www.fbfsistemas.com/ergonomia.html

Eu aconselho a utilizar o software, pois o cálculo para obter os resultados é meio complicado, já o software vai calcular tudo, você apenas terá que alimentar o programa com as informações que eu vou ensinar demostrar como faz.

Quando você abre o Programa Ergolândia a página inicial dele é essa abaixo:


Como pode verificar o mesmo possui várias ferramentas ergonômicas, selecione a NIOSH que é a primeira opção e clique em entrar, abrirá a tela abaixo:


Primeira coisa a se fazer é incluir o nome do trabalhador, empresa, setor, função e peça a ser levantada, segue:


Agora vamos entender cada item do programa.

LETRA H

H = Distância horizontal entre o pé e as mãos (medir em centímetro), para realizar essa medição peça para o trabalhador se posicionar e pegar a carga sem tirar ela do lugar, meça a distância entre o pé e a mão (a mão tem que estar no objeto a ser levantado)

No exemplo abaixo o resultado foi de 30 cm a distância entre o pé até as mãos.



LETRA V

V = Distância vertical entre o chão e a mão (medir em centímetro), para realizar essa medição utilize a mesma posição que você usou para tirar a medida da letra H, porém, dessa vez você irá medir a distância do chão até a mão (a mão tem que estar no objeto a ser levantado), 

No exemplo abaixo o resultado foi de 10 cm a distância do chão até as mãos.


LETRA D

D = Distância vertical percorrida pela caixa (medir em centímetro), aqui você irá medir de onde o objeto saiu até a altura que ele foi colocada, atenção neste item, pois a distância percorrida é na vertical e não na horizontal.

No exemplo abaixo carga percorreu 50 cm na vertical.



LETRA A

A = Ângulo de torção do tronco (em graus), aqui você irá observar se é necessário realizar rotação de tronco para realizar a atividade.

No exemplo abaixo teve uma rotação de 90°.



LETRA F

F = Fator frequência, neste item você precisará consultar a tabela de duração de trabalho, a mesma você pode consultar no próprio programa, segue abaixo onde você encontra essa tabela:


Vamos interpretar a tabela:


No meu exemplo vou usar duração de trabalho de 1 hora, com uma frequência de levantamento de 3 caixas por minuto, sendo a altura vertical percorrida pela carga é de 50 cm que o valor da letra D.



No meu exemplo meu Fator de Frequência é 0,88.


LETRAS QP

QP = Qualidade da Pega, é só consultar da tabela clicando na seta azul ao lado QP no programa, irá abrir a tabela abaixo.


No me exemplo vou considerar qualidade Razoável, como já vimos na tabela acima meu V < 75, então meu QP = 0,95.


LETRA P

P = É o peso do objeto a ser levantado em Kg.

Vou considerar um objeto de 25Kg.


REALIZAÇÃO DO CÁLCULO

Agora é bem simples, é só pegar os valores obtidos e colocar no programa:


Valores colocados no programa só clicar em calcular, segue resultado:



Como podemos verificar o resultado do Índice de Levantamento (IL) foi RUIM, ou seja, necessita de melhoria 

Segue abaixo a tabela de interpretação da do Índice de Levantamento



Chegamos ao final de nossa postagem, agora é só ir té os locais onde existe o levantamento manual de carga e aplicar a ferramenta.





4 comentários:

  1. Para vencer em casa, basta ter internet. Eu ganho com apostas esportivas, eu recomendo que você tente, tenho certeza que você será bem sucedido! Aqui https://fscore.br.com, você pode aprender a fazer previsões para obter lucro nas apostas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive problemas com o telefone e, portanto, não conseguia nem jogar lá. Por causa disso, decidi jogar apenas no meu computador e o cs go foi minha primeira escolha. Eu até descobri recentemente que você pode ganhar dinheiro vendendo peles em https://dmarket.com/pt/sell-csgo-skins , e eu acho que é muito conveniente.

    ResponderExcluir